terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Silval pede a presença permanente das Forças Armadas na fronteira



Marcos Negrini - Secom/MT

Cáceres, MT - O governador de Mato Grosso, Silval Barbosa, defendeu na noite desta segunda-feira (05.12), em Cáceres, que o Congresso Nacional discuta a mudança da Constituição Federal para que as Forças Armadas possam atuar permanentemente na zona de fronteira. Em seu discurso, durante a instalação do Gabinete de Gestão Integrada-Fronteira (GGI), que une as forças federais e estaduais, ao lado de entidades, para enfrentar o crime organizado na fronteira. A solenidade contou coma presença do vice-presidente da República, Michel Temer, o ministro da Defesa, Celso Amorim, autoridades militares e estaduais.

Silval relatou que na fronteira seca de Mato Grosso com a Bolívia, numa faixa de 700 quilômetros, entra cerca de 70% das drogas, em especial a cocaína, distribuídas no Brasil. "Vejo que o passo maior é enfrentar no Congresso a alteração da Constituição Federal que permita que as Forças Armadas atuem permanentemente na fronteira", disse Silval. Pela legislação, o Exército participa de ações na fronteira, mas não de forma permanente. Antes da assinatura do Plano Estratégico de Fronteira e da instalação do GGI-Fronteira, a cúpula do Exército Brasileiro fez uma palestra técnica sobre os resultados da Operação Ágata III, desenvolvida nas últimas duas semanas na zona de fronteira com a Bolívia e que envolveu forças nacionais e estaduais.

O governador disse que os resultados da operação foram amplamente positivos. "Na apresentação vi os resultados apresentados pelo General Bernardes e deu para perceber não só a sensação de segurança na região de Cáceres, mas até em Cuiabá [capital do Estado]. Quero agradecer a todos os que participaram desta operação", afirmou, enfatizando que era uma grande honra receber no Estado o vice-presidente e os líderes militares.

Silval lembrou que esteve em Brasília participando do lançamento do Plano de Segurança na Fronteira, ocasião em que a presidente Dilma Rousseff delegou ao vice-presidente Michel Temer a missão de coordenar as ações. "Sei da sua difícil missão, mas sei também da sua experiência e competência. Pode contar com a parceria de Mato Grosso", destacou o Governador.

A presença das forças nacionais na fronteira durante a Operação Ágata, segundo o governador, "incomoda" os traficantes que não veem a hora que a operação termine. "Só que aí eles vêm com mais força". Ao justificar a presença permanente das Forças Armadas, Silval disse que a Operação Gênesis, anterior a Operação Ágata, reprimiu a ação dos traficantes de armas e drogas. Mas assim que acabou, graças à ação da Operação Sentinela, com homens da PF e PRF, cresceu a apreensão de drogas e armas.

"Em 2010 foram seis toneladas de drogas, e até agora as apreensões já se aproximam de seis toneladas", relatou. Para o governador, a presença constante das forças dificultaria as ações, diminuindo a entrada de drogas e armas.

A solenidade realizada nas instalações do 2º Batalhão de Fronteira aconteceu depois que o vice-presidente Michel Temer, o governador Silval Barbosa e o ministro da Defesa, Celso Amorim, realizaram um sobrevôo de helicóptero na faixa de fronteira. Além do chefe do Estado Maior do Exército, general Enzo Martins, participaram o prefeito de Cáceres, Túlio Fontes, os deputados federais Carlos Bezerra, Pedro Henry e Valtenir Pereira, os deputados estaduais Airton Português, Walter Rabelo, os secretários estaduais Diógenes Curado (Segurança Pública), José Lacerda (Casa Civil), Osmar de Carvalho (Comunicação Social), Antônio Azambuja (Esportes e Lazer), além de outras autoridades.



Fonte: CARLOS MARTINS - Secom/MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário