quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Presidente da Fiemt diz que com ZPE Cáceres terá pólo industrial



Industriais, autoridades e sociedade de Cáceres e região prestigiaram a posse do Sindicato Intermunicipal das Indústrias da Construção e do Mobiliário do Alto Pantanal (Sinduscom-Sudoeste/MT) e do Sindicato das Indústrias da Metalúrgica, Mecânica e Material Elétrico (Sindimec de Cáceres/MT), na última sexta-feira (09/12), no Sesi Clube do município. Os presidentes foram eleitos para o triênio administrativo 2011/2014. O empresário Heloizo Motta Ramos foi reconduzido à presidência do Sinduscom e David Ferreira de Carvalho assumiu a presidência do Sindimec. O presidente em exercício do Sistema Federação das Indústrias de Mato Grosso (Sistema Fiemt), Jandir Milan, prestigiou o evento.

Os investimentos do Sistema Fiemt na região foram destaque nos discursos de posse, já que nos últimos três anos, as entidades que compõem a instituição, em especial, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e o Serviço Social da Indústria (Sesi-MT) destinaram recursos para diversas ações na região. O Senai, por exemplo, investiu R$ 1,6 milhão com a modernização e ampliação na unidade operacional do município. Entre novembro de 2008 e novembro de 2011 foram realizadas 15.800 matrículas para cursos e a nova estrutura da instituição chega a atender 650 pessoas por dia. Já o (Sesi) destinou R$ 2 milhões para a ampliação de suas atividades e estrutura da unidade operacional. Neste ano se formou a primeira turma de Educação de Jovens e Adultos (E JA) e a meta para 2012 é atender 360 alunos.

Segundo o presidente em exercício do Sistema Fiemt, Jandir Milan, em 2012, os investimentos continuarão para o fortalecimento da indústria na região. “Cáceres tem capacidade de investir no setor industrial. Acredito que no próximo ano, finalmente, a Hidrovia Paraná-Paraguai será viabilizada e a ZPE (Zona de Processamento de Exportação), que está há tantos anos com entraves, dará uma guinada no setor industrial local. A ZPE já funciona no mundo inteiro e é uma das melhores iniciativas em prol do desenvolvimento, a China é um exemplo disso. Acreditamos que a concretização da ZPE atrairá várias indústrias para a região”, afirmou.

O presidente reeleito, Heloizo Motta Ramos, destacou as conquistas da primeira gestão. “As ações do Sistema Fiemt na região foram significativas nos últimos anos. Tivemos várias conquistas que só foram possíveis devido ao trabalho e apoio dos sindicatos da região”. O representante do Sindimec, David Ferreira, afirmou que o setor vive um bom momento e agradeceu a oportunidade e confiança de ser eleito presidente do sindicato. “Para fortalecimento das indústrias do segmento, a minha primeira ação será solicitar à Fiemt o Arranjo Produtivo Local (APL), voltada ao segmento”, ressaltou. Na oportunidade o presidente do Sistema Fiemt acatou a solicitação e afirmou que o pedido será incluído no orçamento 2012.

Por: Assessoria em 13/12/2011 08:12:21

Nenhum comentário:

Postar um comentário