terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Força tarefa vai ocupar fronteira de MT e combater tráfico, anuncia Temer


Foto: web

Uma força tarefa composta por soldados das forças armadas e por policiais federais e estaduais deve passar a ocupar a fronteira do Brasil com a Bolívia localizada no estado de Mato Grosso, com o objetivo de barrar o tráfico internacional de drogas.

O anuncio da instalação do Gabinete de Gestão Integrada de Fronteira (GGI-F) foi feito na noite desta segunda-feira (5), em Cáceres,pelo vice-presidente da república, Michel Temer (PMDB).

A partir de agora, a fronteira será vigiada por pelos menos 2 mil homens. Segundo o vice-presidente, a medida atende a uma determinação da própria presidente Dilma Rousseff (PT), que tem demonstrado preocupação em relação ao combate ao tráfico. Temer comentou que a
presença dos militares e dos policiais na região entre as cidades de Cáceres e San Mathias passará a ser permanente.

A fronteira do estado é responsável atualmente por mais de 70% da droga que entra no país, conforme informações das inteligências das polícias que foram repassadas pelo governador Silval Barbosa (PMDB). Ele admitiu ainda que só o governo do estado não tem condições de fazer a segurança da região que tem cerca de 700 quilômetros de fronteira seca com a Bolívia.

O prefeito de Cáceres, Túlio Fontes considera a ação importante, porém reivindicou que tanto o governo federal, quanto o estadual, criem politicas de desenvolvimento especificas para os municípios de fronteira.

O prefeito entregou vários oficios ao vice-presidente reivindicando a liberação de recursos para várias obras que estão paradas na cidade e cobrou a instalação de uma base área no município. Ele também pediu agilidade na liberação de recursos para implantação do sistema de monitoramento em vídeo da cidade.

Plano

A instalação gabinete está prevista dentro da proposta do Plano Estratégico de Fronteira, lançado este ano pelo Governo Federal. O Plano Estratégico de Fronteira é coordenado pelo vice-presidente Michel Temer junto aos Ministérios da Justiça e da Defesa.

O gabinete faz parte do Plano Estratégico de Fronteira que tem objetivo de reduzir os índices de criminalidade e desarticular o crime organizado a partir da prevenção, controle, fiscalização e repressão da entrada de drogas no país. Em Mato Grosso, Michel Temer também sobrevoou os locais onde foram realizadas ações de combate ao tráfico.

Por: Pollyana Araújo/Ericksen Vital/Redação em 06/12/2011 09:46:54

Nenhum comentário:

Postar um comentário