sábado, 8 de outubro de 2011

Lançado em Cáceres projeto que fortalece turismo na região Sudoeste de Mato Grosso


Foto: Gabriela Araújo

Foi lançado na quarta-feira, 5, em Cáceres o projeto “Fortalecimento das Políticas do Turismo para a Região Sudoeste” com a presença do coordenador do campus de Cáceres Anderson Amaral, da coordenadora do projeto Rosangela Lazarin, da Secretária Estadual de Turismo Tetê Bezerra, além de várias autoridades estaduais, municipais e acadêmicas.

O projeto que terá a duração de 1 ano, é realizado pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) em conjunto com o Comitê Gestor, Conselho Municipal de Turismo (Comtur/ Cáceres) e com o Consórcio Nascentes do Pantanal, terá apoio financeiro da Sedtur, além de parcerias com o Sebrae, Prefeitura Municipal de Cáceres e Secretaria Municipal de Turismo de Cáceres.

A região Sudoeste do Estado de Mato Grosso conta com 22 municípios: Araputanga, Cáceres, Campos de Júio, Comodoro, Conquista D’Oeste, Curvelândia, Figueirópoles D’Oeste, Glória D’Oeste, Indiavaí, Jauru, Lambari D’Oeste, Mirassol D’Oeste, Nova Lacerda, Pontes e Lacerda, Porto Esperidião, Reserva do Cabaçal, Rio Branco, Salto do Céu, São José dos Quatro Marcos, Sapezal, Vale de São Domingos e Vila Bela da Santíssima Trindade.

Os municípios que integram o Sudoeste de Mato Grosso possuem exuberante beleza natural, com fauna exótica e flora privilegiada, a região tem imenso potencial turístico. O projeto lançado hoje, visa transformar todo este potencial em um produto turístico, através da fomentação e manutenção de grupos gestores nos municípios. Já estruturado em Cáceres há mais de 10 anos, o Comtur incentiva o desenvolvimento do turismo auto sustentável para a região. A idéia é levar os moldes do comitê para os outros municípios, criando assim um grupo estruturado e embasado, a fim de ampliar e desenvolver as políticas de turismo.

A UNEMAT atua como parceira na elaboração do projeto dando suporte técnico intelectual. Segundo Anderson Amaral a universidade precisa trabalhar pelo desenvolvimento social do Estado, para tanto, se desmembra em várias áreas de atuação. “O turismo é sim uma possibilidade de crescimento econômico para a região, pois gera empregos e movimenta a economia, mas, é preciso preparo técnico para poder entrar neste imenso mercado. Hoje o turismo precisa de elaboração para agradar. A UNEMAT tem papel fundamental para este processo, pois é responsável pela construção dos novos profissionais”, afirmou.

Durante o discurso de abertura, a secretária de Turismo enfatizou a parceria da UNEMAT com o governo do Estado. Segundo Tetê Bezerra esta união é fundamental para o crescimento de Mato Grosso. Para ela, o turismo é um dos principais produtos que o Mato Grosso oferece, e que este produto terá absorção pelo público consumidor. A secretária destacou o aumento das classes C e D. “No ano passado uma pesquisa mostrou que 50% das viagens aéreas foram feitas por pessoas que nunca haviam viajado de avião, este resultado aponta uma nova tendência; as viagens domésticas, este público esta havido por bons roteiros de viagens. O Mato Grosso além de possuir três belos biomas, conta ainda com um trunfo, a hospitalidade e a cultura que é muito rica. Mas é preciso comprometimento porque o turista de hoje é bem exigente, o Estado precisa ter profissionais capazes e um turismo com políticas bem elaboradas”, finalizou.

Coordenadora do projeto, a servidora da UNEMAT e diretora do Comtur, Rosangela Lazarin salientou a importância da união do Conselho de Turismo na articulação e desenvolvimento do turismo na região. “Este projeto vem coroar o trabalho feito pelo grupo. Acredito que as visitas técnicas, workshops e seminários irão contribuir muito para o desenvolvimento do turismo na região. Estou muito orgulhosa de poder mostrar ao Brasil e ao mundo o pôr do sol mais bonito do planeta, o da nossa região. Temos um potencial muito grande, através do esforço conjunto, conseguiremos transformar esta região em um pólo turístico fantástico”, falou emocionada.

Durante a cerimônia de lançamento do projeto “Fortalecimento das Políticas do Turismo para a Região Sudoeste” além da assinatura do projeto, a atividade contou com apresentações culturais e terminou com um almoço para os participantes.

Por: Gabriela Araújo/Assessoria em 08/10/2011 08:53:09

Nenhum comentário:

Postar um comentário