sexta-feira, 6 de maio de 2011

Lei torna guaraná ralado e prato Maria Isabel símbolos típicos de MT

Foto: Ilustração
O prato e a bebida se tornaram típicos após aprovação de projeto de lei


A Maria Isabel e o guaraná ralado se tornaram prato e bebiba típica de Mato Grosso a partir desta quinta-feira (5) com a aprovação de um projeto de lei na Assembleia Legislativa. O projeto será encaminhado para a sanção do governador Silval Barbosa (PMDB).

Tradicionalmente a Maria Isabel é um prato preparado com arroz e carne de sol, entre outros ingredientes encontrados em feiras regionais. Muitas vezes está acompanhada da também famosa e saborosa farofa de banana.

O prato tornou-se típico da região da Baixada Cuiabana e Pantanal devido à grande produção de gado e à prática da secagem da carne para a sua conservação. Existe, nesse caso, um “parentesco” longínquo entre o arroz carreteiro e a Maria Isabel. Porém, enquanto o primeiro é originário de São Paulo e bastante utilizado na famosa “queima do alho” por peões na Festa de Barretos, a Maria Isabel é uma receita regionalizada.

Já o guaraná é aquele ralado na hora e usado por muitos em jejum, com o objetivo de “renovar energias”, adquirir disposição e boa saúde. Pode-se dizer que a bebida é tão comum para os mato-grossenses quanto o cafezinho para os brasileiros.

Estima-se que por volta de 1812, quando o capitão Miguel João de Castro desceu os Rios Arinos e Tapajós, o guaraná, originário das tribos indígenas do Amazonas e do Pará, aportou pelo território mato-grossense. A partir daí o uso se consolidou na região Norte do estado. Atualmente, Mato Grosso é o maior consumidor desse produto indígena.
Por: Do G1 MT em 05/05/2011 21:51:46

Nenhum comentário:

Postar um comentário