quinta-feira, 5 de maio de 2011

Aspecto Geográfico de Cáceres

Aspectos Geográficos
Características geográficas
Área:
24.398,399 km²
População:
86.805 hab. est. IBGE/2008
Densidade:
3,55 hab./km²
Altitude:
176 m metros
Clima:
Tropical subúmido Aw
Fuso horário:
UTC-4
Clima
A temperatura média anual é de 22,6°C,o clima é mais ameno devido ao pantanal, em Julho o clima torna-se mais frio, tendo a temperatura média 19,1°C (mínimas de 13°C e máximas de 26°C). Em Janeiro é quente, a temperatura média é 26,4°C (mínimas de 22°C e máximas de 33°C), porém as temperaturas podem chegar a 40°C. Devido a massas de ar polar atlântica, em julho, as temperaturas pode chegar a 5°C. A menor temperatura feita na cidade foi de -3,5°C (1975) registrando uma forte geada e sua maior 41,8°C em 1998. As geadas são raras registrando uma a cada 5 anos. Sua precipitação é de 1370mm anuais tendo, o perido chuvoso vai de outubro a março, os demais meses o clima fica muito seco em agosto a umidade pode chegar a 10%.
Relevo
Tipos Predominantes: Plano e/ou levemente ondulado à direita do Rio Paraguai, com Topografia predominante acidentada à esquerda, com presença de região montanhosa em cordilheiras com escarpas. Ao sul, apresenta extensa área de planície pantanosa.
Hidrografia
      · Bacia Hidrográfica do Rio Paraguai
      · Principais cursos d'água - Rios: Paraguai e seus afluentes Jaurú, Sepotuba e Cabaçal.
      · Outros cursos d'água: Piraputanga, Flechas, Caramujo e outros de menor porte.
      · Possibilidade e irrigação: É grande o potencial em todo o município com exceção da sub-região do Limão, a qual possui recursos hídricos mais escassos.
Vegetação
      · Cerrado: 30%
      · Floresta: 20%
      · Pantanal: 50%
Solos
      · A - Principais classes predominantes: podzólicos latossolos, areias quartzosas, litólicos, plintossolos e planossolos.
      · B - Aptidão agrícola das terras: arroz, milho, banana, feijão, algodão, seringueira, soja, mandioca, café, pastagens e outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário