segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Termina hoje em Cáceres Festival Gastronômico Saberes e Sabores



Foto: Marcos Negrini/Setecs-MT

A inspiração das belezas naturais e históricas de Cáceres, repletas pela mistura do regionalismo pantaneiro estará em evidência até o dia 13, no 1º Festival Gastronômico Saberes e Sabores. O evento abre a primeira edição do festival na cidade e vai apresentar, por meio de um rico cardápio, os mais variados pratos típicos da culinária local, com os sabores mais tradicionais da região como do peixe e das frutas, impregnados de um ingrediente especial, que é a inspiração no patrimônio cultural local.

Cáceres já conta com um grande evento turístico que é o Festival Internacional de Pesca (FIP) e reúne anualmente uma média de 30 mil pessoas, vindas de vários lugares para prática da pesca esportiva. O evento ganhou tanto adeptos que garantiu até lugar no Guinness Book, como maior festival de pescaria de água doce do mundo. Esse atrativo, acompanhado ainda por outros, como as belezas paisagística da cidade, que é cortada na praça central pelo rio Paraguai e possui um centro histórico com casario secular, faz do cenário um belo cartão postal e um lugar de valer à pena conhecer.

É todo esse contexto, conforme a líder da Unidade de Turismo do Sebrae em Mato Grosso, Marisbeth Gonçalves, que inspirou a ideia do festival sabores e saberes. Ela explica que a idealização partiu do princípio de que o local já está entre os municípios brasileiros indutores do turismo e, por isso, precisa ser mais estruturado. Marisbeth anuncia que a intenção é consolidar o festival no calendário de eventos locais, mas que este, não tem apenas caráter de fomento ao potencial turístico. Ele tem um objetivo mais estratégico, que é contribuir para uma capacitação técnica, tanto na rede de restaurantes da cidade, que já é responsável por atender uma demanda turística significativa, quanto no aprimoramento dos pratos enquanto identidade local.

O trabalho de consultorias para o festival ficou a cargo do chef de cozinha Gabriel Gomes Bastos de Juiz de Fora (MG), que tem uma experiência de 14 anos na organização do Festival Gastronômico de Juiz de Fora, um dos mais consagrados no circuito brasileiro neste formato. Ele que explica que, a princípio, houve todo um trabalho de pesquisa cultural e histórica, na qual cada empresário teve de consultar, para depois se inspirar e montar sua ideia. Feito isto, o próximo passo foi adicionar o conceito aos ingrediente mais tradicionais localmente, que são: o peixe, em especial o pintado, a carne seca e carne de jacaré e a banana da terra.

Para todos os gostos e bolsos

Dividido em estandes, os estabelecimento vão apresentar suas especialidades. A preparação será feita em uma cozinha conjunta com paredes de vidro, onde a população poderá prestigiar o preparo dos pratos. “Esse trabalho será cuidadosamente conduzido de maneira a atender tanto ao paladar, quanto às boas práticas de manipulação”, enfatiza Marisbeth, que reforça a ideia central de aperfeiçoamento profissional e gastronômico.

A variedade não vai estar apenas nos pratos, mas também nos preços, que generosamente, terão valor máximo de R$ 10. A intenção, segundo Maria Curvo, técnica da Unidade do Sebrae em Cáceres, é que o público possa apreciar todos, ou pelo menos, boa parte das amostras.

Paralelo ao festival, será organizada também uma exposição de artesanatos locais. São parceiros no festival a Prefeitura Municipal de Cáceres, o Conselho Municipal de Cáceres, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), a Coca-Cola, o Disc Certo e a empresa Tato Embalagens.

Por: MARIA TERRADAS em 13/11/2011 10:51:10

Nenhum comentário:

Postar um comentário