domingo, 6 de novembro de 2011

Semana de História da Unemat marca 20 anos de implantação do curso em Cáceres


INSCRIÇÕES ABERTAS
03/11/2011 14:19:57
por Elaine Tortorelli

Com o título Fronteira, Cultura e Poder, o curso de História da Unemat, Campus Universitário “Jane Vanini”, realiza de 7 a 11 de novembro evento que marca a comemoração de 20 anos de implantação da graduação em Licenciatura em História em Cáceres.

Com oferta de simpósios temáticos, conferências, minicursos e mesas coordenadas, o evento pretende configurar-se um espaço de discussão e troca de experiências entre pesquisadores, professores da graduação, egressos do curso e demais interessados nas produções historiográficas nas vertentes Histórias Social, Política, Cultural, Econômica, de Gênero e História das Mentalidades.

A proporta dos organizadores é que o evento possa contribuir para fortalecimento da área a partir a interação entre pesquisadores e grupos de pesquisas que atuam nesse campo do conhecimento. Para isso, a programação traz conferências com os professores da UFMT, Universidade Federal Fluminense, Unicamp, USP e Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

O evento também é uma opotunidade para atualização e construção de propostas de projetos de ensino de História que contemple a relação entre universidade e comunidade escolar.

A abertura está marcada para 19h30, do dia 7 de novembro, na Sede da Sematur. Logo em seguida será realizada a conferência com o professor doutor Marcus Silva Cruz, da UFMT. Todas as conferências serão realizadas no período da noite, a partir das 21h00. Logo após, haverá mesas coordenadas, formadas por professores de cada linha de pesquisa do Departamento de História da Unemat. Estão entre os conferencistas convidados os pesquisadores Jorge Eremites de Oliveira, da UFGD; Jorge Ferreira, da UFF; Marilda Ionta, da Unicamp e Iris Kantor, da USP.

Minicursos e simpósios temáticos estão marcados para os períodos da manhã e tarde, respectivamente, nas salas de aula do Bloco de História e Geografia, no Campus Universitário “Jane Vanini”- Cavalhada.

A 20ª Semana de História é organizada pelo Departamento de História e conta com o apoio da Coordenação do Campus de Cáceres, Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proec) e Fundação de Amparo à Pesquisa em Mato Grosso (Fapemat).

Interessados podem efetuar inscrições até 7 de novembro na secretaria do evento, instalada no Bloco de Geografia e História, nos horários das 14h às 17h e das 19h30 às 22h (exceto fim de semana) ou pelo site www.unemat.br/caceres/historia/fronteiraculturapoder.

Nenhum comentário:

Postar um comentário