sexta-feira, 22 de julho de 2011

Incentivos do Governo de Mato Grosso permitem ampliação de malha aérea e Cáceres pode ser beneficiada

Foto: Assessoria


Representantes dos municípios de Água Boa, Barra do Garças, Cáceres, Juara, Juína, Lucas do Rio Verde, Matupá e Tangará da Serra participaram na tarde desta segunda-feira (11.07), da assinatura do protocolo de incentivos para as companhias aéreas regionais. O Governo do Estado dará até 50% de desconto no ICMS do querosene de avião para as empresas que atenderem quatro ou mais municípios mato-grossenses com transporte aéreo regular.

Os representantes destes municípios estão em busca de recursos para melhorar as instalações do terminal de passageiros e da pista de pouso para pleitearem voos. O evento também serviu como palco para a Trip Linha Aéreas anunciar a ampliação da malha no Estado. “Operamos Cuiabá, Rondonópolis, Sinop e Alta Floresta e vamos escolher mais oito municípios para começar a operar”, garantiu o diretor da Trip Linhas Aéreas, Victor Rafael Rezende Celestino.

Segundo ele, há dois pré-requisitos básicos para a cidade ser escolhida. A linha tem que ser economicamente viável e o aeroporto precisa ter infraestrutura para receber os passageiros. Os executivos solicitaram aos representantes de cada município o compromisso de investir nesta infraestrutura.

O secretário de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme), Pedro Nadaf, conta que o primeiro protocolo de incentivos foi assinado em 2009. Isso fez com que as empresas regionais olhassem com bons olhos para Mato Grosso. “O Incentivo dado pelo Governo fez com que outros estados também investissem em benefícios para a ampliação da malha aérea”.

Para a secretária de Desenvolvimento do Turismo, Teté Bezerra, que participou da assinatura do protocolo, a ampliação da malha aérea de Mato Grosso beneficia não só o desenvolvimento econômico, como também o crescimento do turismo. Segundo ela, haverá R$ 5 milhões para investimentos em aeroportos e pistas e mais R$ 8 milhões para a infraestrutura do aeroporto e pista de Rondonópolis. “Esses recursos são do BNDES e a ideia é preparar os municípios para que as empresas aéreas tenham condições de operar e assim ampliar os voos dentro do Estado”.

Nadaf acrescenta que já há quatro municípios atendidos por jatos em Mato Grosso. Além da Trip que aprimorará o voo Rondonópolis – São Paulo – Alta Floresta, a Passaredo Linhas Aéreas já anunciou o início da operação de mais um voo direto de Rondonópolis para São Paulo. A inauguração deve ser feita no próximo dia 15 de setembro.

Municípios - Em Matupá, até o fim do ano o aeroporto estará em condições de receber aviões mais potentes. O prefeito Fernando Zafonado diz que os voos deverão ser diários e atenderão a população de oito municípios e do Sul do Pará. “Não podemos esquecer que o desenvolvimento e o crescimento de uma região passa pelo transporte. A logística é importante não só para os empresários, como também para toda a população”.

Sinop, a cerca de 500 quilômetros de Cuiabá, é uma das cidades que já tem jatos operando. Mas, o secretário de Indústria, Comércio, Turismo e Mineração, Nevaldir Graf, conhecido como Ticha, diz que é preciso muito mais e que a expectativa é que o município ganhe voo internacionais.

Já o secretario de Indústria, Comércio e Turismo de Barra do Garças, Cláudio Picchy, ressalta que o aeroporto tem infraestrutura, mas ainda não tem voo. “Estamos entre Goiânia e Cuiabá. Os voos em Barra atenderia uma população de aproximadamente 100 mil pessoas”. Cláudio destaca que muitos empresários da região são dos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul.

Vantagens – O presidente da Associação Brasileira da Empresas de Transporte Aéreo Regional (Abetar), Apostole Lazaro Chryssafidis, diz que este incentivo que o Governo do Estado do Mato Grosso concede às empresas aéreas regionais só traz benefícios para todo o Estado. Ele cita o exemplo da Trip Linhas Aéreas que em 2009 consumia R$ 400 mil em combustível dentro do Estado e em 2011, aumentou esse valor para cerca de R$ 3 milhões. “Isso sem falar no atendimento da população com transporte de qualidade e na geração de emprego e renda dentro dos municípios”.
Por: ELAINE PERASSOLI em 11/07/2011 19:26:57

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