segunda-feira, 21 de novembro de 2011

IV Seminário de Formação Continuada em Educação


A realização do IV Seminário de Formação Continuada em Educação - Discussão, Reflexão e Ação: as orientações curriculares de Mato Grosso se aproxima. Assim, informamos que está disponível a Programação do Evento.

Programação do IV Seminário

Programação dos minicursoshttp:
OBS: Atenção: Confiram a data de exposição do seu poster, pois eles só serão apresentados na data estipulada, pois cada um terá seu lugar previamente marcado.

Terça - Feira - 22/11/2011

Quarta - Feira - 23/11/2011
Qualquer duvida entre no site do Cefapro Cáceres:
Atenção: esta disponível a lista de hospedagem, veja nos links abaixo:

Hotel Indaiá

Hotel Riviera

Seminário de Formação Continuada presta homenagem a Natalino Ferreira Mendes


Foto: Jornal Oeste
De hoje a quinta-feira, 21 a 24, o SESI CLUBE será sede do IV SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM EDUCAÇÃO, promovido pelo CEFAPRO de Cáceres.

Hoje, 21, deverão estar presentes o Secretário da Educação Ságuas de Moraes, da ex-secretária Rosa Neide Sandes de Almeida e representantes da SEDUC/MT.

Hoje também o CEFAPRO vai homenagear o professor NATALINO FERREIRA MENDES, pelos relevantes serviços prestados à educação de Cáceres e do Estado de Mato Grosso.

Nos demais dias, vários professores conferencistas participarão de debates, mesas redondas nas diversas áreas de conhecimento. Também haverá mini cursos que serão realizados no SESI CLUBE e nas salas de aulas da FACULDADE DO PANTANAL (FAPAN).

Cerca de 500 participantes e mais de 220 trabalhos estão inscritos entre apresentações orais e

Boi no Rolete e Leilão de gado marca festa para construir santuário a Santo Antônio


Foto: Ilustração
Um boi no rolete e leilão de gado vão marcar a festa do dia 11 de dezembro, no Parque de Exposições de Cáceres, em prol da construção do santuário de Santo Antônio que será construido pela Paróquia Cristo Trabalhador, localizada na Avenida Talhamares.


Além disso, tam haverá um festival de prêmios. Os premios são: 10 mil reais, 1 moto 125 Fan, um motor de popa e 3 mil reais.

Por: Jornal Oeste em 21/11/2011 09:52:31

1º AMERICAN CAMP será no domingo na Piraputanga


Foto: Divulgação
O CNA Cáceres promoverá o 1º AMERICAN CAMP, acampamento com total imersão em inglês. A proposta é fazer em Cáceres, um acampamento para a prática e vivência total da língua inglesa. Conforme a direção da Escola, a proposta é juntar uma nova forma de lazer ao aprendizado.

O evento terá atividades culturais, jogos ao ar livre, caça ao tesouro, gincana, atividades esportivas, churrasco bem aos modos americanos, e uma grande cerimônia de encerramento com todos os participantes.

O evento esta marcado para o dia 27 de novembro, no Balneário São Silvestre, mais conhecido como a Chácara do Danilo na Piraputanga, a partir das 6h30.

Mais informações WWW.cna.com.br/caceres
Cáceres@cna.com
End: Calçadão Beira Rio – 150 A Centro
Fone: (65) 3223-1412 – 9931-9010

Começa hoje em Cáceres a 5ª Semana da Matemática


Foto: Ilustração
Começa hoje, 21, em Cáceres, a 5ª Semana da Matemática, que tem como tema “Desafios de ensinar matemática no século 21". O evento será realizado até sexta-feira, 25.

Na programação minicursos, palestras apresentadas por pesquisadores da Unemat, UFMT e UFMG. Já na palestra de abertura, marcada para hoje, 21, a partir das 20h, o tema “A pesquisa em Educação Matemática” será apresentado pela professora da UFMG, Marger da Conceição Ventura Viana.

Olimpíadas da Matemática

O evento também será palco da premiação dos vencedores da Olimpíadas da Matemática, projeto de extensão que envolve alunos do ensino fundamental e médio da cidade de Cáceres. A premiação está marcada para 19h no Auditório Edival Reis da Cidade Universitária da Unemat em Cáceres.

Realizada pelo Departamento de Matemática da Unemat – Campus Universitário de Cáceres, o evento recebe o apoio da Coordenação Regional do Campus de Cáceres e demais parceiros do comércio local.

Por: Elaine Tortorelli-Assessoria de Comunicação do Campus de Cáceres em 21/11/2011 09:46:10

Começa na quarta-feira o 1º Seminário de Tecnologia na Agricultura de Cáceres


Foto: Ilustração
A Unemat – Campus Universitário “Jane Vanini” realiza, de quarta a sexta-feira, 23 a 25, o 1º Seminário de Tecnologia na Agricultura de Cáceres. O evento é uma realização do curso de Agronomia e ofertará palestras com professores pesquisadores da Unemat , Embrapa e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e demais convidados, como os representantes da Sigma Agropecuária de Cuiabá.

Na programação o seminário traz o 4º Dia do Produtor de Hortaliças com visita técnica aos experimentos na Cidade Universitária da Unemat, além dos cursos de Noções de piscicultura e legislação ambiental; Plantas Medicinais: Multidisciplinariedade e aspectos agrômicos; Qualidade de Solo.

Por: Jornal Oeste em 21/11/2011 09:49:48

Inscrições para o vestibular 2012/1 da FAPAN vão até sexta-feira


Estão abertas até sexta-feira, 25, as inscrições para o vestibular 2012/1, da Faculdade do Pantanal Mato-grossense (FAPAN). As inscrições custam R$ 30 reais e as provas serão realizadas no dia 27.

Estão sendo oferecidas vagas para os cursos de Psicologia, Pedagogia, Sistema de Informação e Administração. Os cursos são regulares e tem duração de quatro anos, exceto o de Psicologia que tem duração de 5 anos.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (65) 3223.1777.

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

TEMPO EM CÁCERES

Semana Jurídica da Unemat começa nesta quarta-feira


Foto: Arquivo

Começa nesta quarta-feira, 16, a 15ª Semana Jurídica da Universidade do Estado de Mato Grosso. O evento será no auditório Edval dos Reis na Cidade Universitária e se estenderá até o dia 21..

Ele será composto de palestras e mostras cientificas.

O evento é uma promoção do Departamento de Ciências Jurídicas , Faculdade de Direito da Unemat em parceria de Centro Acadêmico de Direito “Roosevelt Barros da Silva”. A Semajur recebe o apoio da OAB/MT Subseção de Cáceres, Faculdade do Pantanal (Fapan) e Coordenação Regional do Campus da Unemat em Cáceres.

Dentro da 15ª Semajur também será realizada a 5ª Mostra Científica Levy Alt que realizará Sessões Coordenadas de Apresentação de Trabalhos. Nessas sessões serão apresentados oralmente trabalhos científicos de propostas de pesquisa ou pesquisas com resultados parciais ou finais.


PROGRAMAÇÃO (Prévia)

16-11-2011

NOTURNO
LOCAL: AUDITÓRIO EDIVAL REIS - CIDADE UNIVERSITÁRIA

18hs - Credenciamento

19hs - Cerimônia de Abertura

20hs- Mesa Redonda: COMBATE AO NARCOTRÁFICO
Palestrantes: Promotores de Justiça do Ministério Público de MT ( à confirmar)

21hs - Intervalo

21h15min - Palestra: Direito Fundamentais da Criança e do Adolescente ( confirmado)
Palestrante: Rosana Guimarães Lobo Sahium - Coordenadora do Instituto Internacional para o Desenvolvimento da Cidadania.

22h Debates

23hs Encerramento.

17-11-2011


MATUTINO

V MOSTRA LEVY ALT - (Salas do Bloco I, Piso superior, Campus Jane Vanini,Cáceres-MT)


08hs - Apresentação de trabalhos

10hs - Intervalo

10h15 - Continuidade das apresentações

11h30 - encerramento

NOTURNO

19h30 - MESA REDONDA:"Apresentação das pesquisas que vem sendo desenvolvidas pelos docentes do Departamento de Ciêncuas Jurídicas - UNEMAT"
Palestrantes: Profa. Mestranda Evelin Mara Cáceres Dan
Profa. Mestranda Maria Cristina Bacovis
Prof. Ms César David Mendo

21hs - Intervalo

21h15 - Palestra: ( á confirmar)

22h - Debates

23hs - Encerramento

18-11-2011

MATUTINO

V MOSTRA LEVY ALT - (Salas do Bloco I, Piso superior, Campus Jane Vanini,Cáceres-MT)

08hs - Apresentação de trabalhos

10hs - Intervalo

10h15 - Continuidade das apresentações

11h30 - encerramento

NOTURNO

19h30 - Palestra: "Colisão de Direitos Fundamentais: a difícil arte de ponderar o imponderável" ( MESA CETEDI)
Palestrante: Dr. George Malmerstein ( Juiz Federal)

21hs Intervalo

21h15 - Debates

23h - Encerramento

21-11-2011

MATUTINO

08h30 - Palestra: Assessoria Jurídico-popular ( MESA CETEDI)
Palestrante: Prof. Dr.Vladimir Luz ( UNISC)

10h15 - Intervalo

10h30 - Debates

12hs - Encerramento.

Por: Jornal Oeste em 14/11/2011 09:42:05

Termina hoje em Cáceres Festival Gastronômico Saberes e Sabores



Foto: Marcos Negrini/Setecs-MT

A inspiração das belezas naturais e históricas de Cáceres, repletas pela mistura do regionalismo pantaneiro estará em evidência até o dia 13, no 1º Festival Gastronômico Saberes e Sabores. O evento abre a primeira edição do festival na cidade e vai apresentar, por meio de um rico cardápio, os mais variados pratos típicos da culinária local, com os sabores mais tradicionais da região como do peixe e das frutas, impregnados de um ingrediente especial, que é a inspiração no patrimônio cultural local.

Cáceres já conta com um grande evento turístico que é o Festival Internacional de Pesca (FIP) e reúne anualmente uma média de 30 mil pessoas, vindas de vários lugares para prática da pesca esportiva. O evento ganhou tanto adeptos que garantiu até lugar no Guinness Book, como maior festival de pescaria de água doce do mundo. Esse atrativo, acompanhado ainda por outros, como as belezas paisagística da cidade, que é cortada na praça central pelo rio Paraguai e possui um centro histórico com casario secular, faz do cenário um belo cartão postal e um lugar de valer à pena conhecer.

É todo esse contexto, conforme a líder da Unidade de Turismo do Sebrae em Mato Grosso, Marisbeth Gonçalves, que inspirou a ideia do festival sabores e saberes. Ela explica que a idealização partiu do princípio de que o local já está entre os municípios brasileiros indutores do turismo e, por isso, precisa ser mais estruturado. Marisbeth anuncia que a intenção é consolidar o festival no calendário de eventos locais, mas que este, não tem apenas caráter de fomento ao potencial turístico. Ele tem um objetivo mais estratégico, que é contribuir para uma capacitação técnica, tanto na rede de restaurantes da cidade, que já é responsável por atender uma demanda turística significativa, quanto no aprimoramento dos pratos enquanto identidade local.

O trabalho de consultorias para o festival ficou a cargo do chef de cozinha Gabriel Gomes Bastos de Juiz de Fora (MG), que tem uma experiência de 14 anos na organização do Festival Gastronômico de Juiz de Fora, um dos mais consagrados no circuito brasileiro neste formato. Ele que explica que, a princípio, houve todo um trabalho de pesquisa cultural e histórica, na qual cada empresário teve de consultar, para depois se inspirar e montar sua ideia. Feito isto, o próximo passo foi adicionar o conceito aos ingrediente mais tradicionais localmente, que são: o peixe, em especial o pintado, a carne seca e carne de jacaré e a banana da terra.

Para todos os gostos e bolsos

Dividido em estandes, os estabelecimento vão apresentar suas especialidades. A preparação será feita em uma cozinha conjunta com paredes de vidro, onde a população poderá prestigiar o preparo dos pratos. “Esse trabalho será cuidadosamente conduzido de maneira a atender tanto ao paladar, quanto às boas práticas de manipulação”, enfatiza Marisbeth, que reforça a ideia central de aperfeiçoamento profissional e gastronômico.

A variedade não vai estar apenas nos pratos, mas também nos preços, que generosamente, terão valor máximo de R$ 10. A intenção, segundo Maria Curvo, técnica da Unidade do Sebrae em Cáceres, é que o público possa apreciar todos, ou pelo menos, boa parte das amostras.

Paralelo ao festival, será organizada também uma exposição de artesanatos locais. São parceiros no festival a Prefeitura Municipal de Cáceres, o Conselho Municipal de Cáceres, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), a Coca-Cola, o Disc Certo e a empresa Tato Embalagens.

Por: MARIA TERRADAS em 13/11/2011 10:51:10

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Mais um livro sobre a história de Cáceres será lançado hoje à noite



Foto: Divulgação

O livro História e Memória de Cáceres, escrito por 19 autores e organizado pelos professores Otávio Ribeiro Chaves e Elmar Figueiredo de Arruda, da Unemat, será lançado hoje, 7, a partir das 19h na Secretaria de Meio Ambiente e Turismo (Sematur).

A obra é comemorativa aos 233 anos de Cáceres e é patrocinada pela prefeitura municipal.

Por: Jornal Oeste em 07/11/2011 09:06:47

Festival Gastronômico movimentará a Praça Barão do Rio Branco a partir de sexta-feira



Foto: Ilustração

Dentro da proposta de consolidar o turismo como base econômica de Cáceres, o Sebrea, prefeitura municipal e uma dezena de parceiros realiza de sexta a sábado, 11 a 13, na Praça Barão do Rio Branco, o Festival Gastronômico - Sabores e Saberes.

A programação pretende promover a colinária e a cultura regional.

Haverá concurso de pratos tipicos e apresentações de gruplos folclóricos locais.

De domingo a sábado, 14 e 20, a programação será realizada nos principais restaurantes da cidade.

Por: Jornal Oeste em 08/11/2011 08:47:10

domingo, 6 de novembro de 2011

Unemat vai oferecer 30 vagas para Medicina


Foto: Arquivo

A Universidade do Estado de Mato Grosso irá abrir 30 vagas para o curso de Medicina em Cáceres. No vestibular 2012/2 as pessoas devem concorrer às vagas na instituição. Além disso, Unemat também definiu pela criação de outros oito cursos divididos em diversos campi. Ontem à noite a Assembléia Legislativa realizou audiência pública em Cáceres para discutir sobre o formato do novo curso.

Os novos cursos que serão implantados na instituição incluem Direito (em Alta Floresta, Barrado Bugres e Pontes e Lacerda), Administração (Juara e Nova Xavantina), Engenharia Elétrica (Sinop), Geografia (Colíder) e Engenharia Civil (Tangará da Serra).

A decisão de criar os cursos foi tirada da reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão e pelo Conselho Universitário, que tiveram encontros em setembro deste ano.

Durante o processo para escolher os cursos que seriam abertos pela instituição foram realizadas pesquisas de demanda por cada campi.

Atualmente cerca de 15 mil estudantes são atendidos pela UNEMAT, que possui 82 cursos oferecidos em diversas regiões do estado. (DS)

Por: Diário de Cuiabá em 05/11/2011 09:35:05

Aluno do Q.I participa de simulado e ganha carro zero km


Foto: Pantanal Notícias

A escola Q.I Anglo parabeniza o aluno do 3º ano do Ensino Médio Cauê M. Kersul de Castro.

Cauê Moreno participou do simulado promovido pela Escola do Farina de Cuiabá e conquistou o 1º lugar dentre os cerca de 500 alunos participantes.

O prêmio foi um carro 0 Km, que Cauê se apresentou na sexta-feira,dia 28/10/2011, em Cuiabá ,para as homenagens e a entrega do veículo.

"Acreditamos no empenho e esforço do aluno Cauê, bem como no Sistema Anglo de Ensino, que mostra resultados em todo o país", afirmou o diretor do Q.I. Daniel Lima, acrescentando que todos na escola se sentem orgulhosos pelo desempenho e conquista do aluno.

Por: Pantanal Notícias em 05/11/2011 08:24:43

Semana de História da Unemat marca 20 anos de implantação do curso em Cáceres


INSCRIÇÕES ABERTAS
03/11/2011 14:19:57
por Elaine Tortorelli

Com o título Fronteira, Cultura e Poder, o curso de História da Unemat, Campus Universitário “Jane Vanini”, realiza de 7 a 11 de novembro evento que marca a comemoração de 20 anos de implantação da graduação em Licenciatura em História em Cáceres.

Com oferta de simpósios temáticos, conferências, minicursos e mesas coordenadas, o evento pretende configurar-se um espaço de discussão e troca de experiências entre pesquisadores, professores da graduação, egressos do curso e demais interessados nas produções historiográficas nas vertentes Histórias Social, Política, Cultural, Econômica, de Gênero e História das Mentalidades.

A proporta dos organizadores é que o evento possa contribuir para fortalecimento da área a partir a interação entre pesquisadores e grupos de pesquisas que atuam nesse campo do conhecimento. Para isso, a programação traz conferências com os professores da UFMT, Universidade Federal Fluminense, Unicamp, USP e Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

O evento também é uma opotunidade para atualização e construção de propostas de projetos de ensino de História que contemple a relação entre universidade e comunidade escolar.

A abertura está marcada para 19h30, do dia 7 de novembro, na Sede da Sematur. Logo em seguida será realizada a conferência com o professor doutor Marcus Silva Cruz, da UFMT. Todas as conferências serão realizadas no período da noite, a partir das 21h00. Logo após, haverá mesas coordenadas, formadas por professores de cada linha de pesquisa do Departamento de História da Unemat. Estão entre os conferencistas convidados os pesquisadores Jorge Eremites de Oliveira, da UFGD; Jorge Ferreira, da UFF; Marilda Ionta, da Unicamp e Iris Kantor, da USP.

Minicursos e simpósios temáticos estão marcados para os períodos da manhã e tarde, respectivamente, nas salas de aula do Bloco de História e Geografia, no Campus Universitário “Jane Vanini”- Cavalhada.

A 20ª Semana de História é organizada pelo Departamento de História e conta com o apoio da Coordenação do Campus de Cáceres, Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proec) e Fundação de Amparo à Pesquisa em Mato Grosso (Fapemat).

Interessados podem efetuar inscrições até 7 de novembro na secretaria do evento, instalada no Bloco de Geografia e História, nos horários das 14h às 17h e das 19h30 às 22h (exceto fim de semana) ou pelo site www.unemat.br/caceres/historia/fronteiraculturapoder.

Unemat firma convênio com universidade mexicana


INTERCÂMBIO
04/11/2011 15:41:34
por Gabriela Araújo

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), por meio do Programa de Mestrado em Estudos Literários (PPGEL), consolidou um convênio de cooperação acadêmica internacional com Universidad Autónoma de Nuevo León (México).

O convênio visa promover intercâmbio entre as universidades públicas da América Latina, desenvolver programa de cooperação com vistas a difusão do conhecimento e da cultura, promover o intercâmbio de experiências que contribuam para o fortalecimento das atividades de pesquisa e ensino na pós-graduação e o fortalecimento da pós-graduação stricto sensu entre os dois países.

A coordenadora do programa, professora Walnice Vilalva, informou que o convênio será executado em três níveis: realização de projetos de pesquisa conjuntos, encaminhados no sentido de encontrar respostas a problemas compartilhados e de interesse comum; publicação conjunta em veículos de divulgação da pesquisa disponíveis nos dois Programas e a realização de missão de docência por meio de oferecimento e participação em cursos, seminários e simpósios.

O convênio envolve quatro pesquisadores das duas universidades e começa a ser executado em 2012.