quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Cáceres tem a maior área histórica recuperada por empresa privada

Foto: Ilustração


O Descalvados Pantanal Hotel, que fica na zona rural de Cáceres – MT, entra para o RankBrasil – entidade que registra recordes brasileiros – por ser a Maior área histórica recuperada por empresa privada do país: são quatro mil metros quadrados de edificações.

O recorde é da Lenda Turismo Operadora de Viagens e Turismo Ltda, que já investiu cerca de R$ 2,5 milhões na restauração do local, que é patrimônio histórico estadual desde 2001.

“Descalvados é um dos mais significativos testemunhos da dinamicidade histórica e cultural de Mato Grosso”, destaca o diretor superintendente da empresa, Antenor Santos Alves Junior.

Conforme ele, a antiga fazenda, que foi construída em 1886, tem o privilégio de concentrar em um mesmo espaço, com área total de 38 mil alqueires, diferentes estilos arquitetônicos.

O lugar abriga uma casa grande, morada dos colonos, armazém, igreja, praça, oficina, casa para administração, curral, matadouro e galpão, entre outras construções.

Moderna para a época, a fazenda chegou a ter um posto de telégrafo. “Além disto, foi a primeira e talvez única do país, a possuir CEP próprio”, comenta o diretor.

Descalvados está localizada no entorno da Estação Ecológica Taiamã, no coração do Pantanal Norte, a 160 quilômetros do centro de Cáceres.

Atrações

No hotel recordista, os turistas podem desfrutar dos prazeres da pesca esportiva e da contemplação da natureza e animais.

O local oferece trilhas para caminhadas, torres de observação de pássaros, safáris fotográficos terrestres e no rio Paraguai, passeios de barco e a cavalo.

Os visitantes também têm a oportunidade de conhecer os sítios arqueológicos, as antigas instalações da fábrica, a capela de Nossa Senhora do Carmo e muitas outras atrações.

“A paisagem deslumbrante é aliada a um conjunto de construções com mais de um século de existência, o que nos leva ao passado histórico da época do início da colonização do Pantanal do Mato Grosso”, afirma o empresário.

A fazenda

A fazenda se destacou no cenário da produção pecuarista. O primeiro proprietário foi João Carlos Pereira Leite, que a obteve por doação em retribuição pela luta na Guerra do Paraguai.

Em 1895, Jayme Cibils Buchareo, novo proprietário, associou-se a um grupo belga e a exploração era realizada pelo sistema de indústria extrativista.
A fazenda quase se tornou uma colônia da Bélgica, país que se interessou pela riqueza ecológica do lugar. Desde 1952, o local é de propriedade de Luís Antônio Lacerda.
Por: Jornal Oeste em 28/09/2011 18:07:53

Projeto de Ovinocultura será apresentado amanhã em Cáceres

Projeto de Ovinocultura será apresentado amanhã em Cáceres
Foto: Ilustração


O Consórcio do Complexo Nascentes do Pantanal está apressentando desde ontem em Cáceres, o projeto de Ovinocultura para agricultura familiar. A ação conta com apoio da prefeitura de Cáceres, através da Secretaria de Agricultura.

Nesta quarta-feira, 28, o projeto foi debatido com membros do Conselho de Desenvolvimento Rural em Cáceres e com produtores do Caramujo e Horizonte do Oeste.

Amanhã 29, a ação será as 9h com produtores na Vila Aparecida, as 15h com produtores das Flexas. As 18h haverá uma reunião com produtores no Campo Experimental da Empaer em Cáceres

No dia 8 de outubro, 9h, o projeto será apresentado durante a ExpoCáceres.

Fazem parte do Consórcio do Complexo Nascentes do Pantanal, 13 municípios da região: Araputanga, Cáceres, Curvelândia, Glória D´Oeste, Indiavaí, Jauru, Lambari D´Oeste, Mirassol D´Oeste, Porto Esperidião, Reserva do Cabaçal, Rio Branco, Salto do Céu e São José dos Quatro Marcos
Por: Jornal Oeste em 28/09/2011 18:21:34

Projeto de Fortalecimento do Turismo da grande Cáceres será lançado na quarta-feira

Foto: Ilustração


O Consórcio das Nascentes do Pantanal está mobilizando prefeitos e secretários para estarem no dia 5, às 9h, em Cáceres no lançamento do Projeto FORTALECIMENTO DAS POLÍTICAS PARA O TURISMO NA REGIÃO SUDOESTE MATOGROSSENSE.

O evento faz parte de uma estratégia de implantação das inovações das políticas em turismo, proposta pela Política Nacional do Ministério do Turismo, articulada com o Comitê Gestor do destino Indutor do Desenvolvimento Turístico Regional de Cáceres.

A finalidade do projeto é realizar o fortalecimento dos órgãos oficiais do Turismo Municipal e estreitar as relações entre o poder público, iniciativa privada e sociedade civil.

O evento será realizado no Restaurante e Churrascaria Sagrada Família – (antigo Flor do Cerrado) – Rua da Tapagem nº 214 e contará com a presença da secretária de Estado de Turismo, Tete Bezerra.
Por: Jornal Oeste em 28/09/2011 18:11:30

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

KASKATA RESTAURANTE FLUTUANTE

Implantação do curso de Medicina trará ganho social

QUALIDADE DE VIDA
15/09/2011 10:31:15
por Lygia Lima
A implantação do curso de medicina no campus de Cáceres da Universidade do Estado de Mato Grosso a partir do próximo ano vai trazer benefícios sociais para a população do município e do Estado. O reitor da UNEMAT, Adriano Silva, e o coordenador do campus de Cáceres, Anderson Marques do Amaral, comemoraram o resultado das votações nos conselhos superiores da instituição, o Conselho de Ensino e Pesquisa e Conselho Universitário.
O reitor da UNEMAT salienta que esse é um momento muito positivo para a universidade e para o Estado. “Esse é um projeto coletivo, com a participação do governo estadual por meio do governador Silval Barbosa, do secretário de Saúde, Pedro Henry, da comunidade acadêmica e da sociedade que vai se beneficiar diretamente com a expansão da instituição por meio da oferta de mais serviços. Então nesse momento é importante agradecer a todos que contribuem com esse projeto, como o governo estadual e comunidade acadêmica em geral”, afirma Adriano Silva.
Para o professor Anderson Amaral a aprovação do curso de Medicina é o reconhecimento dos conselheiros pela história do campus de Cáceres que é o berço da UNEMAT. “Esse é o reconhecimento por tudo que essa cidade já fez pelo Estado e vai contribuir muito com a melhoria da saúde de toda a população da região Oeste, que é uma região carente de investimentos nessa área”, diz o coordenador. 
A análise do consultor do projeto do curso de Medicina, professor José Lúcio Machado, que é professor de cirurgia da Universidade Estadual Paulista (UNESP) e diretor da faculdade de Medicina da Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) é que haverá um ganho social muito grande para o município e para o Estado. 
O professor e consultor esteve esta semana em Cáceres e afirmou que a proposta do curso de Medicina da UNEMAT segue todos os parâmetros nacionais para implantação dos cursos de Medicina do país, além do mais a proposta é que os profissionais formados na instituição sejam voltados para atender as necessidades sociais de atenção à saúde. Além disso, a proposta pedagógica prevê que os alunos tenham contato precoce com os cenários de atuação práticos.
De acordo com o professor, a implantação do curso vai agregar valor ao município e possibilitar novos investimentos tanto públicos como privados no município, além de possibilitar a chegada de novos profissionais de saúde no município que vai melhorar a saúde da população. “Acredito que o curso de Medicina aqui da UNEMAT será muito bom para a população em geral”, diz.
José Lúcio assegura ainda que os profissionais médicos a serem formados na UNEMAT estarão aptos a atuarem com a atenção primária à saúde, para atendimento na saúde da família, além de possuírem as aptidões necessárias para a integralidade das ações em saúde. Para ele a formação a ser ofertada no curso de Medicina vai garantir que o médico atue no âmbito da interprofissionalidade, além de ter uma formação humanística na relação com o paciente.
O consultor lembra que toda a proposta pedagógica foi construída em conjunto com a equipe da UNEMAT e profissionais de saúde com base na experiência que a instituição já possui. “Nesse curso nós vamos trabalhar com metodologias ativas, que tem como base o construtivismo e o autor nacional Paulo Freire”, afirma.
No que diz respeito a parte estrutural do curso, o consultor avalia que o conjunto hospitalar de Cáceres e também a rede de atenção básica à saúde servirão de base para a formação do profissional. Para ele, o município de Cáceres apresenta as mesmas carências e vicissitudes de qualquer outra cidade brasileira. “O Brasil tem 178 cursos de medicina em cidades de grande, médio e pequeno porte, e Cáceres tem as mesmas carências de qualquer outra cidade no que diz respeito a área de saúde e por isso mesmo o profissional que estará sendo formado pela UNEMAT estará preparado para enfrentar esses problemas”, diz.

Programa de Mestrado em Linguística - Unemat

Mestrado em Linguística



Atenção candidados quanto ao item:
11.4 A Prova Escrita consistirá de questões a partir da bibliografia disponibilizada aos candidatos, e das leituras pertinentes às linhas de pesquisa do Programa no endereço eletrônico abaixo:
Fonte: site da UNEMAT

Programa de Mestrado em Ambiente e Sistema de Produção Agricola




Edital de Seleção - 2012/1

   
Mais informações no site:  http://www2.unemat.br/ppgat/

Acesse aqui o Edital de Seleção 2012/1 para o Mestrado Ambiente e Sistema de Produção Agrícola
Notícias
Documentos

   Cronograma 2011/2

   Disciplinas Ofertadas 2011/2

   Horário das Disciplinas - 2011/2

   Calendário Letivo - 2011/2

   Inscrições Deferidas - 2011/2

Programa de Mestrado em Estudos Literários - Unemat

Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários










• Estão abertas as inscrições para o processo de seleção para ingresso no Programa de Mestrado em Estudos Literários. Para maiores informações consulte o Edital





Chamada de textos científicos para o Periódico Revista Alere n° 04
A direção do Periódico Revista Alere comunica que estará recebendo artigos, ensaios ou resenhas para publicação. Os autores podem enviar seus trabalhos até 30 de julho de 2011.
Envie seu texto para os seguintes endereços eletrônicos:
tymctba@hotmail.com
olgmar007@hotmail.com
Para maiores informações acesse esse arquivo e o site da revista
http://www.unemat.br/prppg/ppgel/

Cáceres terá Caminhada da Natureza no dia 2

Foto: Ilustração


A prefeitura de Cáceres, através da Secretaria de Meio Ambiente e Turismo (Sematur), promove no dia 2, a 5ª Caminhada da Natureza. A largada ocorrerá ás 8h na Sematur.

Conforme o secretário Sandro Miguel da Silva Paula, O percurso será de aproximadamente 8 km passando por uma trilha que margeia a Baía do Malheiros até o Sesiclube. Em seguida, os participantes entram na Rua da Maravilha, passam pela 13 de Junho e concluem o trajeto na Sematur.

A novidade é que o 2º Batalhão de Fronteira montará duas passarelas sobre a Baia de Cáceres, o que permitirá que os participantes possam conhecer, pela primeira vez, a Ilha Castrillon, também chamada de Mini Praia, localizada em frente ao Cais da Praça Barão do Rio Branco.

O secretário acrescenta que não há obrigatoriedade quanto à finalização do percurso. “Não é um esporte de competição e sim de contemplação da natureza, integração social, que visa à melhoria da qualidade de vida”, completa alertando que os participantes precisam ter no mínimo 14 anos e devem fazer a inscrição prévia na sede Sematur das 12h às 18h.

No dia da caminhada os participantes devem portar roupa confortável, tênis, garrafa com água, boné ou chapéu e protetor solar.

O evento será realizado em parceira com a Secretaria Estadual de Turismo (Sedtur) e com a Fundação Terezinha Mendes.

Caminhadas da Natureza é uma iniciativa do Instituto Regional de Cooperação e Desenvolvimento (IRCOD), da Alsácia na França, e da Federação Internacional de Esportes Populares (IVV), tendo como interlocutor nacional a associação Anda Brasil, no Rio de Janeiro.

Em Mato Grosso, este projeto é desenvolvido desde 2007 pelo Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Desenvolvimento do Turismo (Sedtur) e conta com o apoio de diversos parceiros em cada município em que é realizado.

A Caminhada são marchas populares, presentes em 21 países com 5.500 circuitos espalhados por todo o mundo, esse projeto movimenta, pelo menos, 15 milhões de pessoas por ano.

O principal objetivo desta ação é trazer caminhantes do mundo inteiro para Mato Grosso e, assim, movimentar o turismo.

O evento também faz parte do calendário do Anda Brasil, um movimento nacional criado em 2006 para estimular a atividade.

Além da Caminhada, a Sematur ainda promoverá nos dias 4 e 5, o Seminário da Agricultura, Natureza e Meio Ambiente.

Neste mesmo dia, será realizado o Fórum de Meio Ambiente de Cáceres e a eleição da nova diretoria executiva do Conselho de Defesa do Meio Ambiente (Condema).

No dia 6, acontece o lançamento das comemorações da Semana Municipal do Meio Ambiente, Dia do Rio Paraguai e o inicio de uma novena promovida pelo Grupo Fé e Vida.

No mesmo dia, será aberta na Praça Barão do Rio Branco, uma exposição de fotos históricas de Cáceres e ocorrerá o lançamento do Concurso de Fotografia “Fotografando Cáceres”.

Sandro Miguel, explica que o Calendário de Eventos do município reservou a programação noturna entre os dias 5 e 9, a 46ª ExpoCáceres, que será realizada no Parque de Exposições Doutor José Rodrigues Fontes.
Por: Assessoria/PMC em 17/09/2011 08:11:28

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Ponta do Morro, Jacobina, Facão e o rio Paraguai são as opções para fugir do calor no feriado

Foto: Ilustração
A temperatura maxima deve checar aos 40 graus neste Sete de Setembro em Cáceres. Para fugir desse forno, a dica é o turismo rural e as praias do rio Paraguai. Em Cáceres duas fazendas já são referencia no ramo em função da sua infra-estrutura. Na rotas da águas, na região da Piraputanga está localizado o Balneário Ponta do Morro. São nove quilômetros de asfalto e nove quilômetros de uma boa estrada de terra. Neste trecho há belas paisagens e no meio do caminho está localizada a gruta Água Milagrosa. No Balneário há três piscinas, sendo natural. Também há uma trilha que possibilita uma caminhada inesquecível. O cardápio é totalmente regional com peixe, frango, porco e é claro, churrasco. Os preços são convidativos. Já o Restaurante Jacobina, além da sua importância histórica, tem vários pontos de banho para crianças e adultos. A comida típica é feita em fogão à lenha e os preços são bons. Para quem não pode ir a estes locais, há a ainda a cachoeira do Facão e as praias do Daveron e do Julião. Por: Jornal Oeste em 07/09/2011 08:58:33