terça-feira, 16 de agosto de 2011

Entrevista de Dr. Manoel à Jô Soares vai ao ar hoje à noite

Foto: Arquivo


O médico ortopedista Manoel Francisco Campos Neto, que atua como perito em Cáceres, onde reside há cerca de 30 anos, e que tem dedicado os ultimos anos ao estudo das "mulas humanas", usadas no transporte de drogas, foi entrevistado por Jô Soares.

A matéria vai ao ar hoje, 16, após o Jornal da Globo, onde ele falará sobre o estudo que deu origem a um livro.
.
"Mula" no vocabulário do narcotráfico, é o nome que se dá à pessoa usada por traficantes para transportar a droga ilegal por fronteiras policiadas, mediante pagamento ou coação.

As mulas usam diversos artifícios para o transporte da droga, podendo transportar até mesmo dentro do próprio corpo em cápsulas ingeridas.
Por: Jornal Oeste em 16/08/2011 15:43:37

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

KASKATA RESTAURANTE FLUTUANTE

Inscrições para o Dia Cultural podem ser efetuadas até o dia 12 de Agosto

ARTE NA ESCOLA
03/08/2011 17:36:34
por Elaine Tortorelli
Exposição de Artes Plasticas terá obras do artista Sebastião Mndes
Exposição de Artes Plasticas terá obras do artista Sebastião Mendes.
Acadêmicos, professores e artistas interessados em participar do Dia Cultural: Cultivando Arte na Escola têm até o dia 12 de agosto para realizar inscrições. O evento é uma realização da UNEMAT, por meio da Coordenação Regional do Campus de Cáceres e Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) juntamente com a Fundação Terezinha Mendes e é voltado para acadêmicos dos cursos de Letras e Pedagogia da Universidade do Estado de Mato Grosso, professores de Educação Fundamental das redes pública e particular do município de Cáceres e artistas da região.
Programado para o dia 18 de agosto, na Cidade Universitária da UNEMAT em Cáceres, o Dia Cultural objetiva promover a integração e o intercâmbio entre a comunidade acadêmica dos cursos de Pedagogia e Letras , professores de Ensino Fundamental e os artistas plásticos da região, através da troca de experiências sobre questões relacionadas a arte , sua missão e seu ensino. A intenção é oportunizar através das palestras, oficinas, exposição de trabalhos artísticos o estímulo e o desenvolvimento de trabalhos pedagógicos inovadores voltados para arte.
A programação traz a Introdução à temática “Missão da Arte” que será apresentada pela produtora cultural Luana Lobo, pós-graduada em produção artística pela New York Film Academy e presidente da Fundação Terezinha Mendes.
As oficinas, com vagas limitadas, serão gratuitas e desenvolvidas em turmas ofertadas no período matutino e vespertino na Cidade Universitária de Cáceres. As inscrições estão sendo realizadas na Agência do Sebrae – Cáceres. Os interessados poderão escolher entre Técnicas de desenho, com artista plástico Busquet; "Arte e Literatura", ofertada pela professora da UNEMAT Maritza Maciel C. Maldonado e a oficina "O Teatro e o Outro" com o ator e escritor Xandy Britto.
Também na Cidade Universitária exposição de artes plásticas apresentará os trabalhos dos artistas reconhecidos no cenário regional, nacional e internacional. A programação conta ainda com a palestra “Os seis chapéus da arte contemporânea”, que será versada pelo jornalista e crítico de artes Oscar D'Ambrósio, às 18h30 no auditório da Edival dos Reis, e a apresentação do curta documentário “O Gigante do papelão”, que conta a história, o trabalho e a técnica utilizada pelo artista plástico Sérgio Cezar. O grupo Som da Lata encerra as atividades do Dia Cultural  que conta com o apoio do Sebrae- Agência Cáceres e Prefeitura Municipal de Cáceres.

UNEMAT realiza evento de estímulo a leitura

03/08/2011 10:13:01
por Gabriela Araújo
A Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) realiza em parceria com a Prefeitura Municipal de Cáceres, na próxima sexta-feira (5/08), no Auditório Edival dos Reis, em Cáceres, o primeiro encontro do projeto de extensão“Leituras de Mundo e Escritas da Vida: Encontro de Saberes”. O evento tem o intuito de contribuir com o Programa Nacional de Incentivo à Leitura (PROLER), que visa ampliar o acesso a práticas da leitura e da escrita. Durante o mês de agosto terá um ciclo de palestras que tem início nesta semana, quanto à data dos demais encontros, serão combinadas no final de cada realização destes. Até agora já foram feitas cerca de 215 inscrições.
A interpretação plena da leitura age diretamente na formação de indivíduos críticos, comprometidos com a sociedade, capazes de intervir modificando a realidade, e não se deixando manobrar. Atualmente muito se fala sobre o desinteresse pela leitura, fato fortemente ligado ao não entendimento dos textos, fato este que limita o indivíduo em suas possibilidades de acesso ao conhecimento culturalmente construído.  Portanto projetos como este, tem a oportunidade de ampliar o debate de professores da rede pública e particular sobre como estimular o prazer pela leitura, ampliando a criatividade e desenvolvendo o senso crítico do leitor.
Os desempenhos dos estudantes brasileiros em vários indicadores avaliativos mostram que a interpretação de texto é um grave problema. Diante dessa conjuntura e ciente da importância da leitura na vida do cidadão, na região Centro-Oeste, o município de Cáceres foi contemplado por meio da Prefeitura Municipal de Cáceres tendo a frente à Secretaria Municipal de Educação, com atividades cujo propósito é levar às escolas o exercício da leitura. Tais ações estão filiadas ao PROLER vinculado à Fundação Biblioteca Nacional cujas ações visam promover a valorização da leitura em todo o país.
Proler
O Programa Nacional de Incentivo à Leitura (PROLER) foi instituído pelo Governo Federal e visa promover o interesse nacional pela leitura e pela escrita, considerando a sua importância para o fortalecimento da cidadania; articular ações de incentivo à leitura entre diversos setores da sociedade; viabilizar a realização de pesquisas sobre livro, leitura e escrita; e incrementar o Centro de Referência sobre leitura.
Veja abaixo a programação do dia 5 de Agosto:

Período Matutino: das 08 às 12h
• Momento Cultural
• Palestra/Curso: “Ouvir e viver histórias na Educação Infantil: um direito da criança”
Palestrante: Profª Diane Valdez
Coordenador: Profª Rosângela Gonçalves da Rocha

Período Vespertino: das 14 às 18h
• Momento Cultural
• Palestra/Curso: “Ouvir e viver histórias na Educação Infantil: um direito da criança”
Palestrante: Profª Diane Valdez
Coordenador: Profª Rosângela Gonçalves da Rocha

Inscrições, acesse:  http://www.unemat.br/proec/proler/?link=inscricoes

Vinte mil pessoas assistem a apresentação da Esquadrilha da Fumaça em Cáceres

Foto: Pedro Miguel
• Mais fotos


Segundo cálculos da Policia Militar, vinte mil pessos acompanharam hoje, 4, nas margens da Baia de Cáceres e do Rio Paraguai, a apresentação da Esquadrilha da Fumaça.

A maior parte do público, foram crianças e adolescentes, entre eles estudantes da rede municipal que vibraram com as acrobacias executadas sobre o Pantanal.

Ao final da apresentação, os pilotos foram homenageados na sede da Sematur pelo prefeito Túlio Fontes, com o Título de Hospedes Horários do Município.

Durante a solenidade, o prefeito entregou brindes com a marca do Festival Internacional de Pesca (FIP), e aproveitou para convidar o tenente coronel Wagner de Almeida Esteves, comandante do grupo para se apresentar no FIP 2012.
Por: Da Redação em 04/08/2011 19:02:09

Esquadrilha da Fumaça se apresenta hoje em Cáceres

Foto: ArquivoWEB


Pela primeira a vez desde que foi criada, a Esquadrilha da Fumaça, se apresenta hoje, 4, a partir das 16h em Cáceres. A vinda do grupo foi articulada pelo Sindicato Rural e conta com apoio de diversos parceiros, entre eles a prefeitura municipal.

Os integrantes do grupo chegaram ontem à Cáceres e a tarde ministraram uma palestra a estudantes de 12 a 17 anos da Escola Estadual Onze de Março (CEOM). Ontem à noite foram homenageados com um jantar no Sindicato Rural.

A apresentação de hoje marca o lançamento da 46ª ExpoCáceres, que acontece de 5 a 9 de outubro. A exibição dos setes aviões, dura cerca de 45 minutos e será realizada sobre a Baia de Cáceres, no centro da cidade.

A Esquadrilha recebe anualmente cerca de 1 mil pedidos de apresentação, conseguindo atender a 5% da demanda. Os pilotos realizam vários tipos de manobras, e a esquadrilha tem como principal missão divulgar a Força Aérea Brasileira no Brasil e no mundo.(Com Clarice Diório)
Por: Da Redação em 04/08/2011 07:40:45

Definidos os shows da 46ª ExpoCáceres

Foto: Jornal Oeste


O Sindicato Rural anunciou ontem a noite, 3, os shows da 46ª ExpoCáceres, que acontece de 5 a 9 de outubro em Cáceres.

Vão se apresentar no palco principal do Parque de Exposições Doutor José Rodrigues Fontes, Amado Batista, Munhoz e Mariano, Rio Negro e Solimões, Michel Teló (ex-Tradição), Dois a Um e Henrique, Claudinho e Pescuma.

Mais informações em instantes.
Por: Da Redação em 04/08/2011 10:07:2

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Sindicato Rural trará Esquadrilha da Fumaça a Cáceres

Foto: Jornal Oeste


O Sindicato Rural de Cáceres faz no dia 04 de agosto o pré-lançamento da 46ª Expocáceres, a exposição agropecuária que acontece todos os anos na cidade, e que nesta edição será realizada de 5 a 9 de outubro. No pré-lançamento, um presente à população: a apresentação da Esquadrilha da Fumaça, o Esquadrão de Demonstração Aérea, que é o principal agente de comunicação da FAB(Força Aérea Brasileira). Realiza vôo invertido em formação, fato que consolidou recorde mundial em 2006. O recorde foi conquistado com 12 aeronaves. Agora, em 2011, ano em que a Força Aérea Brasileira comemora se 70º aniversário, a Esquadrilha voa com sete aeronaves e 13 pilotos se revezando.

A Esquadrilha faz apresentações durante o ano todo, em todas as regiões do Brasil e no exterior. A direção do Sindicato Rural não mediu esforços para trazer a apresentação a Cáceres. Aproveitando a data possível para a apresentação, dentro do calendário da esquadrilha, o sindicato vai aproveitar e fazer o lançamento da Expocáceres, segundo informou o presidente Márcio Lacerda.

Na noite desta quarta-feira,6, a direção do sindicato se reuniu com o major Líbero Onoda Caldas e com o Capitão Nielson de Araújo Silva, ambos pilotos da FAB e integrantes da esquadrilha, e também com representantes da Polícia Militar, Exército, Marinha e Corpo de Bombeiros, para organizar o evento, que, segundo regras da esquadrilha, não pode ter qualquer conotação política. A reunião tratou da estrutura necessária, como segurança e limpeza da pista do aeroporto.
A apresentação será das 15:30 horas do dia 4 de agosto, uma quinta-feira, no espaço aéreo em frente ao cais da praça Barão. Depois, os pilotos ficam em terra para contato com populares.A divulgação será feita também nas escolas de Cáceres, para que os estudantes tenham a oportunidade de assistir as acrobacias aéreas que tanto sucesso fazem mundo afora.
Por: Jornal Pantanal em 07/07/2011 11:25:21

UNEMAT e parceiros ofertam oficinas para população em Dia Cultural em Cáceres

Foto: Assessoria


Apresentação do curta documentário Um dia dedicado à cultura é o que propõem o campus da UNEMAT em Cáceres juntamente com o Pró-reitoria de Extensão e Cultura ( PROEC) e Fundação Terezinha Mendes no dia 18 de agosto no município de Cáceres. Com o nome Dia Cultural: Cultivando Arte na Escola, o evento discute o papel da arte e da cultura na sociedade contemporânea por meio de palestras, exposições e oficinas ofertados a comunidade universitária e escolar e população em geral.

O dia começa com a Introdução à temática “ Missão da Arte” que será apresentada pela produtora cultural Luana Lobo, que é pós-graduada em produção artística pela New York Film Academy e presidente da Fundação Terezinha Mendes.

As oficinas, com vagas limitadas, serão gratuitas e desenvolvidas em turmas ofertadas no período matutino e vespertino na Cidade Universitária de Cáceres. As inscrições vão até o dia 12 de agosto na Agência do Sebrae – Cáceres. Os interessados poderão escolher entre Técnicas de desenho, com artista plástico Busquet; "Arte e Literatura", ofertada pela professora da UNEMAT Maritza Maciel C. Maldonado e a oficina "O Teatro e o Outro" com o ator e escritor Xandy Britto

Também na Cidade Universitária uma exposição de artes plásticas apresentará ao público visitante os trabalhos dos artistas reconhecidos no cenário regional, nacional e internacional. A programação conta ainda com a palestra “Os seis chapéus da arte contemporânea”, que será versada pelo jornalista e crítico de artes Oscar D'Ambrósio, às 18h30 no auditório da Edival dos Reis, e a apresentação do curta documentário “O Gigante do papelão”, que conta a história do artista plástico Sérgio Cezar. O grupo Som da Lata encerra as atividades do Dia Cultural que conta com o apoio do Sebrae- Agência Cáceres

Política cultural

Para o coordenador do campus de Cáceres, Anderson Marques do Amaral, a idéia é que o evento crie demanda na sociedade para que futuramente possa surgir uma semana dedicada à arte e cultura para o município e região “A universidade é da sociedade. Queremos com essas atividades atrair os acadêmicos e a comunidade para usufruir dos serviços oferecidos pela nossa academia”, ressaltou o coordenador do campus de Cáceres,

Além do Dia Cultural, o campus de Cáceres pretender oferecer nesse semestre outros projetos de fomento à cultura como a Banda Sinfônica, Coral e Artes Plásticas. A parceria com a PROEC é ressaltada pelo coordenador do campus como fundamental para concretização dessas ações que configuram-se em uma política cultural.
Por: Elaine Tortorelli em 01/08/2011 20:39:37

Integrantes da Esquadrilha da Fumaça fazem palestra hoje no CEOM

Foto: Ilustração


Estudantes do Colégio Onze Março (CEOM), em Cáceres, vão assistir na tarde de hoje, 3, uma palestra que será ministrada por integrantes da Esquadrilha da Fumaça, que se apresentam pela primeira vez amanhã, 4, na cidade. A iniciativa é do Sindicato Rural e conta com apoio da prefeitura de Cáceres.

O objetivo da palestra é estimular e desenvolver a vocação e mentalidade aeronáutica e passar informações sobre a história, estrutua e sobre como ingressar na Força Aérea Brasileira, através de folderes e de palestras.

Esquadrilha

O primeiro voo foi realizado em 14 de maio de 1952 e a inclusão da fumaça nas manobras foi um pedido do público para melhor visualizar o que os pilotos faziam no céu e que as cores azul e verde foram adotadas nas aeronaves T 27 utilizadas pela Esquadrilha desde 2001, também por uma sugestão do público.

ExpoCáceres

A diretoria do Sindicato Rural e a Comissão Organizadora da 46ª ExpoCáceres, promovem hoje, 3, a partir das 19h30, no Parque de Exposições Doutor José Rodrigues Fontes, o pré-lançamento do evento.
Por: Da Redação em 03/08/2011 08:40:43